- Ano: 1958
O Olivetti Showroom está localizado em Veneza, Itália, no extremo norte da Praça de São Marcos. Foi projetado e finalizado entre 1957 e 1958. Construído para expor os produtos da Indústria Olivetti, fabricante de máquinas de escrever, que na década de 1950 experimentava com a produção de computadores e calculadoras.
Em um dos tradicionais becos de Veneza, o showroom ganha na fachada aberturas, que conferem ao exterior vislumbres do espaço interno, e ao interior luminosidade. O revestimento em pedra, presença forte no interior, também aparece na fachada, em grandes placas, misturando-se à materialidade do beco da cidade.
No interior, no térreo, o piso de cerâmica dá cor e cria um padrão contrastante com a materialidade da pedra. Na entrada principal, um mosaico vermelho; ao fundo, amarelo, e; no centro, branco. O teto recebe um forro de madeira.
Logo na entrada, esses elementos já se apresentam em um jogo de planos verticais, a pedra, e horizontais, piso e forro. Uma grande escultura, “Nudo al Sole” de Alberto Viani, ganha destaque ao lado da entrada, alocada sobre uma laje de mármore escuro, com água correndo sob a pedra.
Ao fundo a escada de mármore é enquadrada pelo jogo, marcando o espaço na perspectiva vista no hall de entrada. Peças individuais de mármore, apoiadas por pequenas hastes metálicas, parecem soltas uma da outra, dando leveza a uma escada de materialidade tão pesada.
A escada leva ao segundo andar do showroom, onde a madeira, que antes aparecia somente no forro, ganha mais espaço.
Piso, faixas de revestimento nas paredes e painéis vazados alocados nas aberturas, tudo em madeira, combinam-se à pedra que reveste as paredes e, agora, o teto.
As paredes em pedra polida e o piso cerâmico refletem a luminosidade que Scarpa busca com as diversas aberturas.
Hoje, o Olivetti Showrrom é reconhecido como um edifício histórico.